É isso que os smartphones fazem com nossa vida social.

Um fotógrafo inglês que atende pelo nome de "Babycakes Romero" é um observador ferrenho do ambiente em que vive e de seus companheiros humanos. Com uma câmera em punho, ele se movimenta por sua cidade, Londres, e documenta lugares, pessoas e momentos.  

Há muitos anos, ele começou a notar como o que parecia ser momentos íntimos e sociais, eram cada vez mais dominados por um objeto em particular: o smartphone. Ele começou a fotografar pessoas que estavam focadas em seus telefones, tentando entender o paradoxo da solidão e isolamento no meio da sociedade. 

Porém, ele enfatiza que ele não condena veementemente os celulares. Ele escreve: "Eu não tenho problema com a tecnologia portátil especificamente, porque nossos aparelhos facilitam a nossa vida, mas eu acredito que isso está deixando as pessoas seriamente tediosas... Eu comecei a fotografar pessoas na companhia de seus telefones, já que havia uma certa simetria entre eles, e era atraente em um sentido visual, mas ao continuar, eu notei uma tristeza inerente ao processo."

 

"Antes dos telefones móveis serem inventados, as pessoas não tinham escolha a não ser interagir. No entanto, isso não é mais necessário já que agora podemos "fingir" que estamos fazendo algo importante em nossos aparelhos ao invés de pensar em algo para dizer. Isso está matando as conversas. Eu acredito que isso esteja aumentando a dor social.

A maioria das pessoas costumavam usar os cigarros como uma muleta social. Assumidamente, eles fazem mal à saúde, mas pelo menos eles não transformavam as pessoas em malas "conectadas". Juntos nós devemos ser fortes e nos livrarmos das amarras dos smartphones e trazer a conversa cara a cara de volta!"

Essas fotos certamente podem te fazer parar por um instante. Muitas pessoas já lamentaram que nós vivemos cada vez mais em uma bolha tecnológica. Mesmo se as preocupações forem exageradas, não se pode negar que essas fotos exalam uma certa tristeza. Talvez em algum momento no futuro, a próxima mensagem, a próxima atualização de status ou Snapchat não seja tão importante.

Quem sabe quantas pessoas maravilhosas nós descobriremos na vida real!

Comentários

Também incrível