Como a festa de balões de 1986 em Cleveland virou um desastre.

Há mais de 30 anos, a organização United Way of Cleveland tentou bater um recorde como parte de uma jogada de publicidade para arrecadar fundos. Seu plano era soltar 1,5 milhão de balões no céu.  

Pinterest

No dia 27 de setembro de 1989, cerca de 2500 voluntários se reuniram em uma praça em Cleveland (EUA) para ajudar a organização a atingir esse objetivo. Depois de encherem os balões com hélio, os coordenadores do evento os soltaram pouco depois de 13:30. 

Pinterest

Os balões se dispersaram pelo horizonte da cidade, criando um efeito impressionante. Moradores e voluntários ficaram hipnotizados com o espetáculo magnífico e todo seu esplendor. 

Pinterest

No entanto, poucos pensaram na seguinte questão: quando os balões murcharem e caírem no chão, quem cuidará do lixo? 

Pinterest

Depois que os balões foram soltos, esse evento bem-intencionado teve consequências catastróficas. 

Pinterest

O primeiro lugar afetado pelos balões foi o Aeroporto Burke Lakefront. Com os balões murchos rapidamente bloqueando a pista de pouso, as autoridades não tiveram outra escolha senão fechar o aeroporto por um tempo. 

Pinterest

Balões começaram a cair perto do Lago Erie também. Pouco depois, um helicóptero de resgate foi chamado para procurar dois pescadores desaparecidos que tinham sido pegos pela tempestade de balões. Ainda que tenham sido vistos pela última vez no lago, a equipe de resgate não conseguiu identificá-los no mar multicolorido de balões. Os corpos dos pescadores foram eventualmente levados pelas águas até a margem do lago.

Os balões também voaram até cidades vizinhas. A maioria dos balões caiu devido à chuva e às baixas temperaturas - era como uma tempestade de lixo plástico. 

Pinterest

Depois disso, a United Way of Cleveland teve que se responsabilizar pelo acontecido. Ainda que tenha conseguido bater o recorde, a maioria das pessoas se lembra desse evento pelo péssimo planejamento que levou a terríveis consequências. 

Comentários

Também incrível