Um beijo passou herpes para um bebê e quase o matou.

Dar um beijinho em um bebê é a coisa mais normal do mundo; a verdade é que ninguém consegue se conter quando um familiar ou amigo chega com o mais novo membro da família. Mas é dever dos pais proteger seus filhos de algumas ameaças quase invisíveis que alguns desses conhecidos podem passar para a criança.

Samantha Rodgers, de Des Moines, Iowa (EUA), viveu uma situação horrível e totalmente evitável se estivesse ciente disso. Seu filho Juliano, de apenas 1 ano, começou a mostrar feridas preocupantes na boca, que logo passaram para suas mãos, pescoço e barriga.

Quando Samantha levou Juliano ao médico, disseram a ela para não se preocupar, que provavelmente era apenas uma febre. Mas o menino sentia muitas dores e seu estado piorava; as feridas tomavam seu corpo e estavam cada vez mais vermelhas em com crostas.

Passados alguns dias sem a medicação fazer efeito, ela decidiu levá-lo a outro pediatra, onde por fim descobriram a verdadeira causa do problema. Passaram um bastão na boca da criança, examinaram sua saliva e o resultado foi positivo para herpes. Samantha não acreditou no que ouvia, mas não demorou para se informar. 

Ela descobriu que um conhecido que estava com herpes labial contagiou seu filho, seja por ter lhe beijado ou simplesmente por tê-lo abraçado. A herpes labial é causada pelo vírus da herpes simples e, apesar de costumar sarar entre 8 a 10 dias, é muito fácil de ser transmitido. Ele se propaga através da saliva e da pele, inclusive se você tocar em algum objeto que tenha sido tocado anteriormente por alguém com a doença.

GoFundme

Uma vez contagiado pelo vírus, o portador não consegue se livrar dele, pois não há cura conhecida (o vírus apenas se mantém encubado). E, lógico, isso é muito mais grave em bebês. "Quando ele tiver febre, pode voltar a ter uma ferida, e me parte o coração não poder fazer nada para ajudá-lo", conta Samantha sobre Juliano.

"Só posso dizer para que se tenha cuidado, pode ser com qualquer pessoa: sua melhor amiga, sua irmã ou irmão, sua mãe, qualquer um", adverte Samantha. "Se você tem herpes labial ou algo parecido, você deve lavar bem as mãos antes de tocar em um bebê, não deixe que cheguem perto dele de qualquer maneira".

Juliano logo sairá do hospital, e confiamos que ele vá se recuperar 100%. Samantha criou esta página no GoFundMe onde aceita doações para ajudar no tratamento de seu filhinho. A jovem mãe quer aproveitar a oportunidade para fazer com que o maior número de pessoas possível aprenda através do que ela passou, e que isso sirva para algo de bom. Vamos ajudá-la a passar esta mensagem adiante!

Comentários

Também incrível