Menino cai em jaula de gorilas e é salvo por heroína peluda.

No dia 16 de agosto de 1996, uma multidão de visitantes do Zoológico Brookfield, em Chicago (EUA), testemunhou uma cena assustadora, quando uma excursão tranquila de família se tornou um pesadelo. Bastou um segundo para que o menino de 3 anos escapasse dos pais. Eles estavam visitando a jaula do gorila naquele momento... 

O menino conseguiu escalar por cima da barreira e caiu mais de 4,5 metros jaula adentro, parando perto de sete gorilas. Ainda que estivesse levemente ferido da queda, a multidão olhava aterrorizada, gritando por ajuda. Outros visitantes mal conseguiam olhar, então mantiveram seus olhos fechados. A princípio, parecia que o menino tinha sido nocauteado pela queda, indo parar no meio do habitat. Foi então que, enquanto o garoto estava deitado no chão de concreto, uma heroína incomum emergiu: uma forte e peluda.

Binti-Jua, uma gorila-ocidental-das-terras-baixas, imediatamente chegou no local. Ela se debruçou sobre o menino e gentilmente o pegou, encaixando-o em seus braços. Amorosamente, ela tomou conta do garoto indefeso e o protegeu dos outros gorilas, enquanto os passantes assistiam a tudo incrédulos. Binti-Jua carregou cuidadosamente o menino até a entrada da frente da jaula, onde gentilmente o colocou no chão, aos pés dos paramédicos que esperavam ali. 

Era uma cena realmente incrível e que sempre permanecerá na memória dos visitantes. "Ela pegou o menino, como que encaixando em seus braços, e andou por aí com ele", diz Sondra Catzen, uma porta-voz do zoológico.

O menino estava alerta e chorando quando os paramédicos chegaram a ele. Ele teve que superar o choque inicial e depois foi levado para ser tratado no hospital, onde se recuperou totalmente. Ele mal podia acreditar que tinha acabado em boas mãos. Ainda que Binti-Jua não tenha experimentado muito o afeto de uma mãe em sua infância, ela foi adotada por outras gorilas fêmeas, que cuidaram dela e a socializaram. Mais tarde, ela aprendeu o instinto de cuidar, o que acabou salvando a vida do menininho. 

As imagens e histórias de um resgate tão incrível se espalharam e, em questão de dias, equipes de filmagem e repórteres de todo o mundo foram ao Zoológico Brookfield para filmar Binti-Jua. As pessoas estavam tão cheias de gratidão e admiração que fizeram doações em dinheiro e até se ofereceram para adotá-la. Um comerciante de Chicago foi ainda mais longe e ofereceu quase 12 kg de bananas de graça.  

O resgate feito por Binti-Jua há 21 anos foi recentemente relembrando por algumas pessoas quando um incidente similar aconteceu no Zoológico de Cincinnati, em maio de 2016. Um menino de 4 anos estava com a família no zoológico, causou bastante alvoroço ao escapar de seus pais, rastejar por debaixo da cerca de arame e então cair na jaula de um gorila. Infelizmente, esse caso teve um final bem mais triste: o gorila foi morto a tiros, pois eles temiam pela vida da criança em perigo. Você pode ler mais sobre esse incidente aqui

Sem essa gorila incrível, essa história poderia ter terminado bem diferente. Binti-Jua estava no lugar certo na hora certa e foi simplesmente incrível! Alguns animais se parecem mais conosco do que nós pensamos às vezes. No vídeo a seguir, você pode ver as cenas dramáticas e ver Binti-Jua em ação: 

Eu tiro meu chapéu para essa incrível gorila! Enquanto todos ficaram parados e assistiram tudo em choque, Binti-Jua veio para salvar a vida do menininho. Foi um momento breve na história, mas até hoje conquista o coração de pessoas de todo o mundo. Bravo, Binti! 

Comentários

Também incrível