Por que você não deveria usar óleos essenciais antes de sair no sol.

Elise Nguyen, de Wisconsin (EUA), acredita piamente em produtos naturais, especialmente óleos essenciais, que são feitos de ingredientes extraídos diretamente de plantas, sementes ou frutas. Esses óleos têm várias propriedades únicas e são principalmente usadas em perfumes, devido ao seu aroma intenso e concentrado, ou na medicina alternativa. Por serem tão fortes, eles não deveriam ser aplicados diretamente na pele, ainda que existam exceções. 

Foi isso o que Elise fez, mas ela não leu todas as informações do rótulo, que continham um aviso importante. As consequências foram terrivelmente sérias. Ela compartilhou esta publicação no Facebook para alertar os outros: 



"Então... aqui está meu aviso de utilidade pública para todo mundo. Alguns de vocês sabem o que aconteceu, mas a maioria, não. No dia 25 de março, eu apliquei óleos essenciais (que são próprios para aplicar diretamente na pele) aos meus pulsos e pescoço antes de uma aula de yoga. Depois (uma hora mais tarde), eu fui a um estúdio de bronzeamento, uma vez que estava indo a um casamento na Jamaica e não queria queimar minha pele branca lá. No dia seguinte, eu notei uma irritação nos locais em que apliquei o óleo. Inicialmente, eu achei que fosse reação a um detergente de lavar roupa novo. Ao longo dos próximos dias, bolhas nojentas começaram a crescer por causa de uma queimadura química. Acontece que há um pequeno aviso no óleo dizendo para 'ficar longe de luz solar e raios UV por até 12 horas após a aplicação' ou algo assim. Eu desenvolvi queimaduras de segundo e terceiro graus. Estas fotos são das piores bolhas e as seguintes são nos dias 3, 6, 10 e 12. Atualmente, eu estou no dia 22 da queimadura. Eu ainda tenho áreas abertas e elas ainda doem se esbarro nelas. Eu não estou culpando a empresa, a culpa foi minha. Mas nenhuma pessoa com quem falei tinha ideia de que isto pudesse acontecer. Então, com o verão se aproximando e o tempo ficando melhor, eu só queria alertar a todos. Por favor, leiam o rótulo de qualquer coisa que vocês coloquem na sua pele. Eu não gostaria que isto acontecesse com ninguém. Tem sido um inferno."

Quem imaginaria que óleos poderiam causar este tipo de reação ao serem expostos a raios ultravioletas? Esses tipos de queimaduras são chamados de "reações fototóxicas" e são o resultado de uma reação química estranha produzida por óleos essenciais quando interagem com os raios do sol, ou, neste caso, com a luz de uma cama de bronzeamento. Suco de frutas cítricas é um exemplo comum de substância que pode causar esse tipo de queimadura. Quando usada em óleos essenciais, esse é efeito é multiplicado. 

Também não é recomendado aplicar esse tipo de óleo antes de se exercitar, uma vez que eles obstruem os poros e não permitem que o suor seja expelido naturalmente. Isso também pode causar irritação na pele.

Infelizmente, Elise teve que aprender essa lição da forma mais difícil. Hoje, ela está espalhando o aviso a todos: não importa qual seja o produto, sempre leia os avisos e instruções cuidadosamente antes de usá-lo. Alergias ou reações químicas são sérias e as queimaduras dela provam isso.

Fonte:

BuzzFeed

Comentários

Também incrível