7 modas perigosas entre adolescentes que os pais deveriam saber.

Você sempre tomou boas decisões durante sua adolescência? Felizmente, a maioria das modas idiotas são inofensivas e fazem parte da puberdade - adolescentes super confiantes se encorajando a fazer coisas ainda mais impressionantes não é novidade. No entanto, na era da internet, essas modas tomaram uma proporção alarmante, e, às vezes, com consequências fatais. Isso, na maioria das vezes, é porque as pessoas querem aparecer e se destacar online. É importante não entrar em pânico, mas ter consciência sobre essas modas e seus riscos é sempre uma boa ideia. Se a dúvida surgir, tenha uma boa conversa com seus filhos, para que eles pelo menos saibam os riscos que se escondem por trás dessas "brincadeiras" aparentemente inofensivas. 

teenagers

1. Younow

 A Younow é uma plataforma de vídeo muito popular entre o jovens. Eles utilizam o portal para fazer vlogs, ou contar histórias sobre suas vidas. De acordo com as regras do site, é preciso ter 13 anos para entrar, mas cada vez mais você encontra crianças que são claramente muito mais novas do que a idade estabelecida. Em um tempo em que o cultivo da imagem online está se tornando cada vez mais importante, o conteúdo ao vivo é particularmente problemático. Isso porque esses vídeo são postados imediatamente, sem filtro - e eles podem ser usados por outras plataformas. Muitos jovens colocam seus nomes e endereços e se exibem em trajes íntimos ou poses provocantes. No pior dos casos, adultos usam o site para tentar seduzir menores e marcar encontros. O bullying também foi visto no site e os jovens se arriscam a rapidamente se tornarem vítimas desses ataques, que podem ter consequências devastadoras para sua saúde mental. Alerte seus filhos sobre os riscos e, acima de tudo, explique como um vídeo supostamente inofensivo pode causar danos de grandes proporções rapidamente. 

2. Pussy Slapping (Tapa na vagina)

Esse termo se refere a uma forma horrível de "diversão". Ela envolve mulheres ou meninas novas, uma batendo na vagina da outra. Em sua maioria, esses ataques acontecem sem aviso prévio e a reação da vítima é normalmente filmada e colocada na internet. Isso se torna perigoso quando as meninas acertam a outra com tanta força, que causam sérios danos à vagina (desde hematomas a cortes). Essa é também uma maneira muito fácil de humilhar as pessoas - especialmente quando os vídeos postados online acabam sendo vistos por todos da escola que elas frequentam.  

via GIPHY

3. Desafio do sal e gelo

Esse é um desses "desafios" que já vêm circulando pela internet há algum tempo. Coloca-se sal na pele da pessoa, e um cubo de gelo é colocado em cima. O que inicialmente parece inofensivo, logo se torna uma tortura. Com esse teste de "coragem", os adolescentes querem mostrar o quanto são durões. O que muitos não se dão conta, é que o gelo rapidamente resfria o sal a uma temperatura um pouco acima de -17ºC, causando queimaduras profundas na pele e cicatrizes severas. Não parece tão inofensivo agora, parece?

4. Desafio da canela

Enquanto isso, milhões de vídeos com o desafio da canela estão disponíveis online. Nesse, pessoas enchem uma colher de chá ou de sopa com canela e tentam engolir de uma só vez, sem beber água. Poucas pessoas sabem o quanto isso pode ser perigoso. Se a canela for aspirada e entrar nos pulmões, a pessoa pode ter problemas para respirar e, inclusive, sofrer asfixia. Já houve pelo menos um adolescente de 13 anos que acabou em coma como resultado dessa "brincadeira".

 5. O jogo do enforcamento

O nome já é duvidoso, mas a realidade é ainda mais inacreditável. Adolescentes se enforcam até ficarem a ponto de desmaiar. Alguns fazem isso pela adrenalina, outros fazem para ver quão longe conseguem chegar. Além disso, os adolescentes se sentem pressionados pelos colegas a entrar no desafio porque desejam ser aceitos pelo grupo. Em 2016, um menino de 13 anos morreu após seus "amigos" mandarem ele se enforcar online. Vai além do entendimento que isso seja considerado divertido.

6. Sexting

Praticamente qualquer jovem hoje tem um smartphone. Ao mesmo tempo, a adolescência é o momento em que a maioria das pessoas está descobrindo sua sexualidade - uma combinação que pode se tornar perigosa muito rápido. O que a maioria das pessoas entende por "sexting" é: enviar fotos pessoais estando nu para outras pessoas via mensagem de texto. Muitos não levam a sério os riscos disso se transformar em abuso, e quando descobrem, é tarde demais. Frequentemente, adolescentes recebem pedidos de seus parceiros para enviarem fotos sem roupa ou concordam em serem filmados ou fotografados durante o ato sexual. Se o parceiro quiser se gabar, ou se vingar pelo fim do relacionamento, essas fotos e vídeos podem acabar nas redes, ou serem enviadas diretamente para outras pessoas que não têm o direito de vê-los. Depois, não se tem mais controle sobre quem pode ver essas fotos e meninas, em particular, frequentemente se tornam vítimas de assédio e agressões verbais. Além disso, você fica passível de processos judiciais se distribuir essas fotos sem consentimento (especialmente se as fotos forem de menores de idade).

Pro Juventute Aufklärungskampagne ‚Sexting’ Themenbild_03

7. Selfies: fotos sobre trilhos

As selfies podem ser vistas como questionáveis, porém, em sua maioria, não representam perigo. No entanto, esse não é o caso com essa última moda. Trilhos de trem têm uma longa tradição de serem usados em teste de valentia, para poder ver quem fica neles por mais tempo (com o trem se aproximando) - com consequências trágicas facilmente imagináveis. Cada vez mais ocorrem mortes, pois as pessoas que desejam tirar essas fotos acabam sendo atropeladas. Trilhos de trem não são locais para passear, muito menos para fazer sessão de fotos.

O qua há em comum com todos esses modismos é que eles escondem riscos subestimados, que são simples de serem evitados. Então, converse com seus filhos adolescentes e os ensine a usar o cérebro, ao invés de quererem seguir a moda. Porque, uma vez que algo termine na internet, nunca mais pode ser realmente deletado. Além disso, você só tem uma vida. 

Fonte:

Brigitte

Comentários

Também incrível