Tão humano: Este gorila foi criado como uma criança.

Os gorilas são uns dos parentes mais próximos dos homens no Reino Animal. Eles não têm apenas capacidade mental impressionante, como também vivem em sociedade. Quando os observamos mais de perto, rapidamente percebemos como eles são semelhantes. Um caso em que isso fica claramente visível é o do gorila chamado John Daniel, que no início do século XX viveu em Uley, um pequeno vilarejo no sudoeste da Inglaterra. Depois que soldados franceses mataram os pais de John Daniel no Gabão, eles o capturaram e por fim o venderam para a Inglaterra. Em 1917, Rupert Penny, de Uley, descobriu o gorila em um mercado de animais em Londres e o comprou por 300 libras (o que hoje seriam cerca de R$ 100 mil). 

Ele levou o gorila para casa e o chamou de John Daniel. Não só isso, ele o criou como se fosse uma criança humana e o acomodou na casa de sua irmã, Alice. Nos anos seguintes, John Daniel passeou regularmente com as crianças da escola local, participava dos chás da tarde e era amado por todos na vila. As crianças frequentemente o levavam para todos os lados em um carrinho de mão. Aliás, John Daniel era um verdadeiro cavalheiro que de vez em quando provava uma taça de Cidra com os vizinhos. Suas maneiras à mesa eram "excelentes, e ele amava manteiga". 

Até pouco tempo atrás ainda havia pessoas em Uley que se lembravam desse morador especial e sempre riam quando contavam como ele costumava comer alegremente algumas rosas dos quintais. No entanto, essa história acabou tendo um final infeliz. Quando John Daniel ficou adulto, Alice não podia mais cuidar direito dele. Ela o vendeu para os EUA na esperança que ele encontrasse um bom lar.  

Porém, ele caiu nas mãos de um dono de circo e acabou como atração em um zoológico. Ele sentia tanto a falta de sua "mamãe" inglesa que sua saúde rapidamente piorou. Ele quase não comia e perdeu todas suas forças. Quando Alice soube disso, ela rapidamente foi para os EUA para buscá-lo. Mas já era tarde demais. 

Pouco antes dela chegar, John Daniel tinha falecido por causa de uma pneumonia. Isso foi em 1921. Seu corpo foi conservado e está hoje exposto em um museu em Nova York. Seu caso mostra como nossos parentes peludos são inteligentes. Gorilas que são criados desde cedo com humanos conseguem se estabelecer bem e conviver conosco. Dentro deles há claramente mais do que conseguimos enxergar. Essas criaturas sensíveis merecem respeito. John Daniels mostrou que era mais do que "apenas" um macaco. 

Comentários

Também incrível