Esse homem teve uma surpresa ao reencontrar pessoas salvas por ele.

Ele foi um raio de luz durante tempos muito sombrios: Sir Nicholas Winton salvou 669 prisioneiros judeus, na então Checoslováquia, de uma morte certa em um campo de concentração. Muitos dos salvos eram crianças e jovens. Por décadas, Winton viveu uma vida reservada, até que chegou um memorável dia.

A emissora britânica BBC ficou sabendo dessa inacreditável história em 1988 e quis fazer uma homenagem ao herói silencioso depois de todos esses anos.

Foi por isso que convidaram Winton para a plateia de um programa de TV e o colocaram na primeira fila. O espaço ao lado dele foi ocupado por uma pessoa muito especial.

Durante a pesquisa, os produtores encontram uma lista de pessoas que tinham sido “contrabandeadas” para fora do país e salvas das câmeras de gás. Uma dessas pessoas, à época uma criança, estava sentada bem ao lado do homem que salvou sua vida.

Ela era Vera Diamant, aqui em uma foto de quando era criança. Se ela estava viva e pôde comparecer à cerimônia, era graças a Winton.

E ela abraçou imediatamente seu salvador assim que descobriu que ele estava sentado ao lado dela. Lágrimas de afeto escorreram pelo rosto de ambos. Mas isso ainda não era nada perto do ponto alto das emoções da noite.

Conforme a câmera se afastou, mostrando toda a plateia, o apresentador pediu a quem tivesse tido a vida salva por Winton para se levantar.

E de repente várias pessoas se levantaram e aplaudiram. Algumas até mesmo riram, enquanto outras choravam de emoção. O homem no meio, Winton, estava completamente extasiado.

Ele nunca deve ter esperado tudo isso. Ao longo dos anos, a memória de suas singulares ações deve ter certamente se embaraçado, mas de repente tudo voltou de uma vez. Lágrimas caíam e ninguém tinha vergonha disso. Especialmente Winton, que salvou a vida de 669 pessoas!

Veja um trecho do programa:

Esse homem salvou quase 700 pessoas do pior destino possível. Só isso já é um feito extraordinário. Mas ainda mais tocante é o modo como ele fez isso. E o momento em que todos o agradecem me deixou com lágrimas nos olhos. Winton faleceu no dia 01 de Julho de 2015.

70 anos após o fim da Segunda Guerra, essa história mostra que mesmo nos momentos mais sombrios da humanidade existem pessoas dispostas a arriscar tudo que têm pelo que acreditam ser certo. Compartilhe as monumentais ações desse homem, que foram feitas porque ele acreditava que isso era o certo, e não pela glória.

Comentários

Também incrível