Esta alemã, mãe de 4 filhos, morrerá em breve. Seu adeus no Facebook emocionou o país inteiro.

Nina Zacher tinha 46 anos e vivia em Munique, na Alemanha. Há quatro anos, essa mãe de 4 filhos vinha sofrendo de uma doença neurodegenerativa incurável chamada ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Sabendo que sua luta estava quase no fim, ela postou, no Facebook, uma carta aberta de despedida que comoveu o país inteiro.

"Depois que você perder tudo, você será a pessoa mais calma do mundo" diz a frase no topo.

O texto do post é tocante:

"Após algumas mudanças trágicas nestas últimas semanas, este será provavelmente o meu último post. Eu fico muito surpresa todo dia de que ainda seja possível estar viva. Eu sou apenas uma sombra do que um dia eu já fui, e, com meros 35 kg e 1,78 m de altura, eu estou mais morta do que viva. Agora, minha voz está irreversivelmente apagada, exceto por um resmungo ininteligível. Como resultado da minha dificuldade de comunicação e necessidades, que já foram reduzidas ao mínimo, um drama real tende a surgir porque ninguém me entende mais. Quando estou sentada, eu tombo para todos os lados e mal sustento minha cabeça em pé. Esta deterioração lancinante é excruciante e eu não consigo entender porque algo assim acontece.

"Não se morre assim tão facilmente", minha mãe sempre dizia. E eu acho que ela está certa, porque você realmente tem que conquistar o direito de morrer. Hoje eu sei disso. Porque entre se dar conta de que você morrerá em breve e de fato "conseguir", existe um longo e agonizante caminho que todos nós ouvimos falar em algum momento. Mas nós rapidamente o deixamos de lado, porque isso não é realmente algo para se conversar numa festa e todo mundo sempre acha que isso só acontece com "os outros".

Agora eu estou sozinha com a maior parte dos meus pensamentos e não posso mais dividi-los com ninguém. Isso é estranho e assustador.

Muito amor para todos vocês que pensam em mim todo dia. Eu os agradeço por isso e lhes desejo tudo de melhor.

Escrever no computador guiado pela visão requer muito esforço e é incrivelmente cansativo. Então eu peço a vocês, que ainda estão esperando uma resposta para as suas cartas e mensagens que, por favor, entendam que, infelizmente, eu já não consigo mais."

As palavras desta mãe são emocionantes. Ela lida com esta terrível situação com muita bravura.

Facebook/Nina Zacher

Nina está tentando usar suas últimas forças para alertar sobre a ELA, uma doença degenerativa que gradualmente leva à paralisia muscular total. No Brasil, Aproximadamente 5.000 pessoas são diagnosticadas com esta doença anualmente e acredita-se que mais de 14 mil brasileiros estejam, neste momento, convivendo com a enfermidade.

A ELA não tem cura e nem tratamento e o que Nina deseja é que mais dinheiro seja investido em pesquisas ao redor do mundo. Pode já ser tarde demais para ela, mas só assim as pessoas que no futuro forem diagnosticadas poderão ter alguma esperança.

 

Comentários

Também incrível