Esta menina parou de crescer aos três anos de idade.

Sari Rezita nasceu no dia 16 de outubro de 1993 em uma família de pescadores pobres na parte rural da Indonésia. Sua mãe, Suryani, estava emocionada com o nascimento de sua segunda filha.  

Youtube / Barcroft TV

O que eles não tinham de riquezas materiais era mais do que compensado com o amor que eles davam, então Sari sempre teve um lar muito feliz. 

Youtube / Barcroft TV

Nos primeiros meses após o nascimento de Sari, tudo parecia maravilhoso. Seus pais estavam orgulhos de sua filha linda, e a sua irmã não conseguia parar de abraçá-la.

Mas com o passar do tempo, eles começaram a notar que tinha algo errado com Sari.

Youtube / Barcroft TV

"Aos dois anos, ela não conseguia fazer nada", relembra Suryani. "Ela não conseguia andar ou falar." Os pais de Sari estavam preocupados, mas eles sabiam que crianças se desenvolviam em ritmos diferentes, então decidiram esperar e ver o que aconteceria. Afinal, eles eram pobres, e uma viagem até a cidade para consultar um médico seria muito caro.

Os anos se passaram e ficou claro que o desenvolvimento de Sari não era normal. Mas ela ainda era uma criança feliz e amável. 

Youtube / Barcroft TV

Agora, Sari era a segunda de cinco crianças e adorava brincar e cantar com seus irmãos e irmãs. 

Youtube / Barcroft TV

Mas todos conseguiam ver que Sari era diferente. Estava claro que, em algum momento por volta dos seus três anos de idade, ela tinha parado de crescer. 

Youtube / Barcroft TV

Finalmente, quando Sari tinha 13 anos, sua família sabia que ela precisava ir a um médico. Ela era uma adolescente, mas parecia uma criança, e não havia mais como negar que algo tinha que ser checado. 

Youtube / Barcroft TV

"Os médicos disseram que minha filha tinha um crescimento lento. Eles não sabiam o porquê. Eles só disseram que ela tinha dificuldades para andar e falar, enquanto seus órgãos, como o coração e o fígado, eram perfeitamente saudáveis", conta Suryani. 

Youtube / Barcroft TV

Suryani não entendia. Nenhum dos irmãos de Sari tinha essa doença misteriosa e, até onde ela sabia, nenhum de seus parentes tinha sofrido disso no passado.

Sari precisava de muito cuidado, mas todos na família ajudavam, especialmente sua irmã mais velha. 

Youtube / Barcroft TV

Hoje, Sari tem 23 anos e nada mudou. Ela ainda tem o corpo de uma criança de 3 anos, medindo apenas 0,9 m e pesando só 20 kg.

Youtube / Barcroft TV

Infelizmente, Sari ainda não consegue conversar corretamente e sua fala mais parece o balbucio de uma criança. Mas o laço materno especial que Suryani tem com sua filha possibilita que ela entenda o que Sari fala.

Suryani se arrepende de não poder mimar Sari: "Às vezes, ela quer que eu compre roupas, maquiagem, sapatos ou outras coisas para ela, mas eu não tenho dinheiro para isso."

Recentemente, Suryani e seu marido levaram Sari ao Dr. Suriadi Umar. Ele já tinha visto três outros casos similares ao de Sari e pôde esclarecer um pouco melhor a situação. 

Youtube / Barcroft TV

O Dr. Umar acredita que Sari sofra de Síndrome de Turner. Essa anormalidade cromossômica é muito rara e só há 1200 casos registrados no mundo todo. Parece só afetar meninas e os sintomas combinam quase que perfeitamente com o caso de Sari: crescimento precocemente limitado, desenvolvimento mental limitado e pescoço e caixa torácica curtos.

A Síndrome de Turner é incurável, mas, de acordo com o Dr. Umar, ela pode ser tratada até um certo ponto quando é diagnosticada cedo o bastante. Infelizmente para Sari, esse não era o seu caso. "Nós não temos os recursos para ajudar Sari", o médico adicionou. 

Sari precisaria ser tratada por especialistas que pudessem trabalhar com ela intensivamente para desenvolver métodos para lidar com o seu caso específico. Mas, por razões financeiras, isso continua sendo nada mais do que um sonho.

Suryani, no entanto, insiste em permanecer otimista sobre o futuro da filha. "Se nós cuidarmos bem dela e encontrarmos a terapia certa, talvez ela consiga andar algum dia. Ela poderia fazer tantas coisas. E a família a ama muito."

Youtube / Barcroft TV

Você pode saber mais sobre a história de Sari neste vídeo (em inglês):

Sari tem sorte de estar cercada por uma família amorosa e que a apoia, e com certeza tem uma vida feliz. Mas não dá para não imaginar como poderia ser a sua vida se sua família tivesse acesso a tratamento médico quando ela era um bebê. Seguro de saúde deveria ser acessível a todos, não apenas ao que afortunados que conseguem pagar por um seguro caro. E quando vemos um caso como o de Sari, é difícil negar isso. 

Comentários

Também incrível