Ao ver uma garçonete, este homem relembra seu triste passado.

Sean Whalen, de Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, é um pai solteiro de 3 crianças. Uma noite, quando ele entrou em um restaurante com seu filho, ele se lembrou do que aconteceu com sua família 30 anos antes e postou sua história online:

Facebook/Sean Whalen

"O dia da separação dos meus pais está gravado para sempre na minha mente. Eu e ele brigamos feio. Eu, minha mãe e meu irmão menor saímos de casa porque meu pai estava enlouquecido. Nós ficamos em um hotel naquela noite. Quando voltamos pra casa no dia seguinte, meu pai havia trocado a fechadura. Eu vi minha mãe implorar para que ele nos deixasse pegar nossas roupas, etc. Ele não deixou. Nós tivemos que voltar mais tarde acompanhados pela polícia.

Eu nunca me esqueço dos policiais me dando um saco de lixo preto, dizendo que eu tinha 10 minutos para pegar o necessário. Eu enfiei no saco todas as roupas que consegui encontrar e aquela foi a última vez que eu pisei na casa em que fui criado. Nada de troféus de beisebol, nem nenhum dos meus mais de 10.000 cards sobre o esporte. Nenhum dos meus brinquedos. Que droga, eu deixei até a minha tartaruga de estimação.

Eu, mamãe e meu irmãozinho nos mudamos para um apartamento que não tinha absolutamente nada. As pessoas da igreja nos trouxeram potes, panelas, sofás, camas e comida. Meu pai sacou todo o dinheiro do banco e, literalmente, deixou minha mãe apenas com o dinheiro que ela tinha no bolso. Não havia nada que ela pudesse fazer. Nenhuma família por perto. Nenhum apoio de verdade que não fosse do pessoal da igreja. Eu não sei como ela não jogou a toalha de vez. Era o que eu teria feito. Ela nunca desistiu.

Eu só me dei conta do que minha mãe passou trabalhando em vários empregos, quando eu me tornei pai solteiro. Eu nunca havia entendido, quando era mais novo, a luta e o esforço que ela fez por mim e pelo meu irmão. Ela batalhou. Ela ralou muito para nos manter. Ela fez o que pôde para que nós tivéssemos tudo o que desejássemos.

Esta noite, enquanto eu e meu filho estávamos nesse restaurante chinês que a gente ama, havia uma nova garçonete. Ela se destacava completamente dos demais. Os donos são chineses. Os atendentes são chineses. E ela é branca e pequenina. Ela foi absolutamente fantástica e elogiou os bons modos do meu filho. Nós jantamos e, entre conversas e refis de água, eu senti que aquela mãe solteira não queria estar ali, mas tinha que estar, e estava fazendo o possível para sorrir. Isso partiu meu coração.

Facebook/Sean Whalen

Eu pensei na minha mãe e vi a mesma luta nessa mulher que havia visto antes nela. Uma mãe solteira. Talvez por escolha, talvez não. Porém, trabalhando numa quarta-feira à noite para garantir a comida na mesa e o calçado do seu filho. Não por opulência, não por status, mas para viver. Para conseguir dar aos seus filhos algo que vai colocar um sorriso em seus rostos. Eu senti empatia por ela. Eu senti sua dor. Eu nem posso imaginar como deve ser para algumas mães.

Eu sei que minha gorjeta não vai pagar o seu aluguel. Sei que minha gorjeta não vai pagar pelo aparelho pros dentes do seu filho. Eu sei que minha gorjeta não vai manter a geladeira cheia. Mas eu espero que esta noite, de alguma maneira, ponha um sorriso em seu rosto, e que ela vá para casa para seus filhos mais feliz do que quando ela saiu para trabalhar.

Eu não sei de sua história. Eu não preciso saber. Esta noite eu senti que, talvez, ao longo do caminho, alguém tenha feito o mesmo pela minha mãe e que isso foi o que a fez seguir em frente quando ela quis desistir.

Eu tenho sido muito abençoado e minha mãe me ensinou o caminho para a minha persistência. Ela me ensinou como me reerguer. Me ensinou o que é trabalho e esforço. Eu espero que este pequeno gesto com meu filho hoje traga um pouco de luz para a vida dessa mulher, para que ela se levante amanhã e lute a boa luta. Para todas as mães solteiras que batalham... RESPEITO. Você são maravilhosas e seus filhos irão aprender pelos seus esforços. Eles as estão observando. Assim como eu observei a minha mãe.

Mãe, eu te amo. Você é minha heroína."

Facebook/Sean Whalen

As palavras de Sean comoveram milhões de pessoas no Facebook, porque não é apenas uma declaração de amor aberta por sua mãe, mas também demonstra grande respeito por todas as mãe por aí.