Artista autista desenha cidade após memorizá-la em poucos minutos.

Stephen Wiltshire, 42 anos, é um artista residente em Londres e famoso em todo o mundo por suas paisagens urbanas incrivelmente detalhadas. Ele é chamado de "câmera humana" devido ao seu talento único para desenhar cidades de forma realista, exata e detalhada. Mas o mais impressionante é que Stephen reproduz essas cenas precisas a partir da própria memória após te-las observado por apenas alguns instantes.

Stephen se desafia a algo aparentemente impossível: fazer, totalmente de cabeça, um desenho panorâmico de 6 metros da cidade de Nova York. Foi um feito que certamente o levou aos seus limites.  

Aqui você pode ver Stephen desenhando o horizonte da cidade de Nova York (em inglês):

A bordo de um helicóptero, Stephen teve 20 minutos para memorizar 18 km² de sua cidade favorita, e depois teve apenas três dias para reproduzir o cenário na tela. O resultado é de tirar o fôlego. Ele conseguiu recriar a cidade até o último detalhe, onde cada edifício, janela, porta e coluna estão precisamente corretos em número, tamanho e localização. Você pode ver outros desenhos panorâmicos e obras-de-arte de Stephen aqui.

O que faz de Stephen um artista único, além de seu incrível talento, é o fato dele ter uma desordem cerebral incurável e que afeta todos os aspectos de sua vida: o autismo. Diagnosticado aos três anos, Stephen ficou preso em seu próprio mundo e incapaz de se relacionar com outras pessoas até os cinco anos. Sua vida mudou quando ele descobriu o que conseguia fazer com alguns gizes de cera e papel. 

Hoje, Stephen é o que chamam de savantista: um entre apenas cem pessoas conhecidas no mundo que têm um talento extraordinário devido ao autismo. Ele já publicou quatro livros, produziu milhares de desenhos, e seu trabalho é popular em todo o mundo. Em 2006, ele juntou-se a um grupo de artistas de elite premiados com a Ordem do Império Britânico de Sua Majestade, o Príncipe Charles, por serviços ao mundo da arte. "Eu me sinto feliz e orgulhoso do meu trabalho. Faça o melhor que você pode e nunca pare", diz ele. Que pessoa inspiradora! 

Fonte:

YouTube

Comentários

Também incrível