As mulheres dessa tribo na Amazônia amamentam animais no próprio seio.

Bem no meio da selva amazônica, com seus vastos afluentes de rios, ainda existem numerosas regiões não descobertas. Não é incomum pesquisadores descobrirem animais ou espécies de plantas completamente novos. E às vezes, eles até se deparam com pessoas indígenas que mal tiveram contato com o mundo exterior. Os índios Awa são um exemplo disso.

Youtube/Gossip Clanka

Seu jeito de viver é caracterizado pelo forte laço entre os membros da tribo e sua ligação com a natureza. Essa proximidade levou a outra prática extrema: as mulheres Awa amamentam os animais dos quais elas cuidam. Antropologistas ainda não tinham visto isso antes. 

Para os Awa, os humanos e os animais são membros da mesma família. Eles amam este relacionamento simbiótico. Em troca de proteção e comida, os animais buscam frutas das árvores e quebram a casca de alimentos como nozes, por exemplo.

Youtube/Gossip Clanka

Esse grupo indígena vive no norte do Brasil e não está familiarizado com o mundo exterior por causa da distância em que vive do ponto mais próximo de civilização.

Por causa das plantações ilegais, caçadores e madeireiras, as tribos indígenas da Amazônia já foram quase completamente erradicadas. Havia milhares de pessoas pacíficas vivendo na floresta, mas agora a população está estimada em um pouco mais de 300.

Youtube/Gossip Clanka

To an outsider, this intimate relationship with nature can be difficult to comprehend, but for the Awa, it is a normal feature of every day life. Whether these traditions will continue is questionable. The tribe's continued existence is fragile as their living space is encroached upon more and more by developers. Surrounded by nature, it's understandable that the connection these people feel with their animal neighbors is so strong.

Os Awa contam sua história com suas próprias palavras neste vídeo (com legendas em inglês):

É incrível como as culturas isoladas se adaptaram ao ambiente e desenvolveram tradições únicas e costumes. Esperamos que o governo finalmente proteja a floresta amazônica, não só pela sobrevivência geral dos ecossistemas e do nosso planeta, mas também para que as culturas antigas e intocadas como a dos Awa continuem a viver sem serem perturbadas e massacradas.

Comentários

Também incrível