Inspirador: Três meninas muçulmanas formam banda de Thrash Metal.

Em 2014, na Indonésia, uma banda de metal muito especial foi formada. Três meninas jovens muçulmanas, Firdda Kurnia, Eusti Siti Aisyah e Wiki Rahmawati formaram um trio musical que agitou sua cidade natal de Java Ocidental. Usando hijab, as jovens já se apresentaram com sucesso em público em frente a uma audiência respeitável. Com sua música, elas querem enviar uma mensagem a todas as jovens.    

"Eu acho que o que nós queremos dizer às jovens da Indonésia é: não tenham medo de serem diferentes", diz Firdda, a fundadora, cantora e guitarrista do grupo. "Não tenha medo de gritar pela sua independência."

Firdda explica que ela gostaria de quebrar o estereótipo em relação a muçulmanos e descobrir sua própria criatividade. Ela realmente quer mostrar que é totalmente normal tocar numa banda de metal, enquanto mulher e muçulmana, sem negligenciar sua religião. 

Firdda, Eusi e Widi são musicalmente influenciadas por Slipknot, Rage Against the Machine e Lamb of God, que também são algumas das bandas favoritas de Firdda. As meninas já fizeram vários covers de músicas dos grupos que consideram seus exemplos.

A banda "Voice of Baceprot", cuja abreviação é "VoB", que significa "barulhento" na língua local, chegou ao metal através do professor de música delas, Erza Satia, que desde então se tornou o agente do grupo. 

"Muitas pessoas acham que Metal é satânico, mas nós estamos mostrando que há uma perspectiva diferente, um lado diferente da música", explica Erza. Ele acredita que Metal representa uma oportunidade criativa e construtiva para tirar estudantes escolares e universitários das drogas e sexo pré-nupcial.

Mas nem todos de Java Ocidental apoiam a ideia. Pra começar, os pais das três meninas não estavam muito entusiasmados, e as próprias meninas têm recebido mensagens de ódio e ameaças de morte. Um show também foi sabotado e obstruído por líderes religiosos. 

Ainda assim, elas não deixaram que isso as distraísse e continuaram fazendo música. A Voice of Baceprot não apenas tocou na rede nacional de TV da Indonésia, como as meninas também têm muitos milhares de fãs nas redes sociais.

No vídeo a seguir, você pode ouvir uma gravação de estúdio das três metaleiras:

Eusi, a baterista, explica que sua mãe estava preocupada no começo, mas que as coisas mudaram desde então. Hoje, ela assiste com orgulho quando sua filha aparece na TV. Quanto mais famosa a banda fica, mais apoio elas recebem de suas famílias, amigos e conhecidos. Desejamos muito sucesso a essas meninas talentosas! 

Comentários

Também incrível