Restaurante turco oferece comida de graça para quem não pode pagar.

Mehmet Kürüc, um morador de Munique de 45 anos, que é dono de uma lanchonete na cidade alemã, conduz seu negócio de uma maneira bastante singular. Se mais pessoas fossem como ele, nosso mundo com certeza seria um lugar bem diferente.

Mehmet (à esquerda na imagem), que todos chamam carinhosamente de Memo, era um empreendedor de sucesso em Istambul. Mas o fim de dois casamentos e o declínio de sua empresa deixaram marcas profundas. Ele estava tão desesperado e sem meios de sobreviver, que precisou até mesmo quebrar os cofrinhos de seus filhos para conseguir alguns trocados. Mesmo sem ter muita certeza do que estava fazendo, Memo se mudou para a Alemanha e abriu uma lanchonete em Munique. Lentamente ele foi colocando a vida nos trilhos novamente. E o que se parecia com a história de uma pequena empresa, logo se tornou um assunto do coração.

Memo fez algo que muitas pessoas nem sequer sonhariam. Como ele mesmo sabe qual é o sentimento de passar dificuldades na vida, ele pendurou essa placa na porta da sua lanchonete:

Facebook

“Caras pessoas,

Você está com fome mas não tem dinheiro? Conosco você pode comer e pagar depois, ou agradecer a Deus.

Ninguém deve passar fome!

O time Lazo!”

As reações a essas palavras foram arrebatadoras. Raramente mais do que três ou quatro pessoas por dia se aproveitaram da oferta de Memo, e mesmo a maioria destas pessoas acabaram pagando alguns dias depois. Mas o efeito principal foi que muitas pessoas passaram a olhar para Memo com outros olhos. Ele, entretanto, não vê nada demais no que faz: “O que eu faço aqui não tem nada de extraordinário. Todos os donos de quiosques e restaurantes podem fazer algo parecido. Não custa praticamente nada. Com pequenos gestos é possível causar uma grande alegria.”

Memo infelizmente fechou sua lanchonete, porque ele precisa voltar para a Turquia para cuidar de sua mãe doente. Mas antes ele fez uma grande festa e convidou todos os seus amigos. Ele passou a lanchonete para um novo dono, mas com uma condição: a placa fica!

Compartilhe este gesto bacana de uma pessoa que foi buscar uma vida melhor em um outro país. Como seria bom se mais pessoas como essa existissem.

Comentários

Também incrível