Uma década após tentar se suicidar, homem recebe transplante de rosto.

Aviso: Este artigo contém imagens que alguns leitores podem achar perturbadoras. 

Eles nunca se conheceram em vida, mas Andy Sandness e Calen Ross tinham algumas coisas em comum, para o melhor ou para o pior. E seus destinos se entrelaçaram de um jeito extraordinário. Os dois amavam a natureza, cães, pescar e caçar, mas ambos sofriam com seus próprios demônios. 

YouTube/Associated Press

Andy (foto acima) e Calen tinham depressão e, com apenas 21 anos, queriam dar um fim em suas vidas. Ainda que Calen e sua esposa Lilly estivessem esperando seu primeiro filho, ele cometeu suicídio com um tiro no ano passado. 

YouTube/Associated Press

Andy também tinha a mesma intensão, mas sua tentativa de suicídio tomou um rumo inesperado. Poucos dias antes do Natal de 2006, o homem de 32 anos atirou em si mesmo, mas sobreviveu. 

Só que ele perdeu metade de seu rosto.

Ele perdeu metade do nariz e quase toda a sua mandíbula. Depois de oito cirurgias reconstrutivas, Andy tinha restaurado o suficiente para deixar o hospital. O buraco onde ficava seu nariz agora estava coberto por uma prótese mal encaixada. Tudo o que tinha restado de sua boca era um espaço de mais ou menos 20 cm. 

Por causa de sua aparência, Andy evitava sair em público. Ele evitava especialmente as crianças, pois não queria assustá-las (ou que elas rissem dele). Ele se isolou ainda mais do mundo. 

Mas então, Calen tomou a decisão fatídica de acabar com sua vida, uma década depois de Andy ter tentado. E aqui, estranhamente, uma nova esperança apareceu: Calen era doador de órgãos, e Andy estava esperando por um transplante de rosto. Com a permissão de Lilly, Andy se candidatou à operação. 

YouTube/Associated Press

Através de um procedimento cirúrgico complexo de 56 horas que envolveu toda uma equipe de médicos, Andy receberia com sucesso toda a parte inferior da cabeça de Calen. 

O transplante incluía o nariz, as maçãs do rosto, toda a mandíbula, queixo, lábios, bochechas e até dentes. Os músculos e nervos também tiveram que ser corretamente conectados para que o corpo de Andy aceitasse os implantes.  

YouTube/Associated Press

Três semanas após a cirurgia, Andy deu uma primeira olhada no espelho. Apesar do inchaço ainda não ter diminuído, sua conclusão foi clara: "(a cirurgia) superou, e muito, as minhas expectativas."

Ele passou por meses de terapia física e de fala. Além disso, ele terá que tomar remédios pelo resto de sua vida para que seu corpo não rejeite o transplante.

YouTube/Associated Press

Enquanto isso, a família de Calen entrou em contato com Andy para compartilhar com ele as lembranças do rapaz falecido. Andy ficou emocionado ao saber do amor em comum por atividades na natureza. Ele começou a sentir que, através de suas atividades, Calen poderia continuar a aproveitá-las também. 

A viúva de Calen, Lilly, também está feliz e aliviada, pois poderá mostrar ao seu filho que algo positivo surgiu da morte de seu pai. 

Oito meses depois do procedimento, o resultado é de fato impressionante. 

YouTube/Associated Press

Você pode ver toda a história incrível de Andy neste vídeo (em inglês):

A conexão de Andy e Calen não é apenas uma história sobre as possibilidades extraordinárias da medicina moderna. Ela também conta como duas tragédias conectadas produziram um resultado inesperado: recuperação e esperança. 

Fonte:

YouTube

Comentários

Também incrível