Remédio infantil causa envenenamento no sangue deste menino.

A catapora é, normalmente, apenas uma doença infantil sem grandes consequências. Quando o pequeno Lewis Lyons, de Warrington, na Inglaterra, pegou a doença, o médico prescreveu o remédio Ibuprofeno (um analgésico que pode ser comprado sem receita médica), que reduz a febre e a inflamação. O clínico geral diagnosticou a doença como sendo algo comum e mandou Lewis para casa com um analgésico infantil em mãos.

Mas em casa, a condição de Lewis se deteriorou rapidamente: sua febre aumentou, a inflamação lhe causou bolhas e ele sentia muita dor. Sua mãe, Hayley Lyons, sentiu que havia algo fora do normal e levou seu filho imediatamente para o hospital.

Lewis chegou bem a tempo. Os médicos no Hospital Infantil Alder Hey, em Liverpool, diagnosticaram um envenenamento no sangue por "sepsia" causada por ibuprofeno. Uma complicação grave como essa era algo que os médicos ainda não tinham visto.

Os instintos de Hayley e sua reação rápida salvaram seu filho, pois em se tratando de envenenamento de sangue, cada minuto é importante. A cuidadosa mãe postou um alerta no Facebook, que já foi compartilhado mais de 430.000 vezes: "A catapora está à solta. Me escutem: não deem aos seus filhos Nurofen / Ibuprobeno!"

Até o Instituto Nacional Para Excelência em Saúde e Cuidado apoiou o conselho de Hayley e emitiu o seu próprio comunicado. Pesquisadores das instituição enviaram uma nota: "o ingrediente ativo do Ibuprofeno abre espaço para os patógenos (micro-organismos infecciosos) penetrarem mais profundamente na pele, entrando na corrente sanguínea". Quatro médicos diferentes prescreveram esse medicamento para Lewis.

Felizmente, o menino agora está bem. Mas Hayley vê como sua função espalhar a notícia, conscientizar e educar os pais ao redor do mundo sobre esta séria contraindicação de usar Ibuprofeno numa criança com catapora.

Eu fiquei chocada: envenenamento do sangue causado por um medicamento infantil?! Assustador! 

Comentários

Também incrível