O cego pedia esmola quando um homem escreveu outra coisa em seu cartaz.

Em uma tarde de sábado, em uma calçada, um jovem fica em frente a uma loja fechada pedindo esmola aos que passam. Ele parece ter 20 e poucos anos, tem os ombros estreitos, e seus sapatos estão bem gastos. Suas roupas também não estão nas melhores condições, e ele está sentado no chão com os ombros curvados para frente.

Flickr/astonishme

À sua frente, no chão, está uma tigela, e em suas mãos ele segura um cartaz com a mensagem: "Eu sou cego. Por favor, me ajude." Na tigela se encontram apenas algumas poucas moedas. Então, um homem se aproxima. Ele veste um paletó feito à sua medida de um tecido preto e elegante. Ele veste calças igualmente pretas, uma camisa social branca com o colarinho aberto e sapatos de couro. Quando chega perto do sem-teto, ele para por um instante, coloca a mão no bolso, pega algumas moedas e as joga na tigela. 

Flickr/leebuntu 

Pouco depois de recomeçar sua caminhada, o homem repentinamente para. Inspirado, ele se vira em direção ao jovem sem-teto e toma o cartaz de sua mão. Depois de pensar um pouco, ele rapidamente escreve uma frase do outro lado do cartaz. Então, ele coloca o cartaz com a nova frase à frente do jovem, lhe deseja um bom dia e continua o seu caminho. Pensativo, o jovem escuta os passos lentos do homem, que vão desaparecendo aos poucos. 

Flickr/EURIST

Pouco depois, algo muda: a tigela se enche mais rápido do que o usual. O homem cego mal pode acreditar, pois as pessoas que passavam por ele nunca haviam sido tão generosas. O cego se pergunta o que o homem havia escrito. Ele descobre quando o homem, em seu caminho de volta, passa novamente por ele. Reconhecendo a voz do desconhecido quando o cumprimentou, o cego começa a conversar com ele. Ele pergunta ao homem o que ele tinha escrito em seu cartaz. Sua resposta o deixou perplexo: "Apenas a verdade. Eu disse exatamente o mesmo que você, mas com outras palavras. No cartaz está escrito agora: 'Hoje é um dia maravilhoso, e eu não consigo vê-lo.'"

Flickr/fabiomarini

O desejo por trás das diferentes frases pode ser o mesmo, mas a mensagem que transmite é outra. A primeira mensagem dizia que o jovem é cego e precisa de ajuda. Já a outra dizia que as pessoas podiam se alegrar por conseguirem aproveitar um dia tão lindo com todos os seus sentidos. Um céu azul, flores desabrochando ou simplesmente uma bela decoração de Natal são detalhes que podem deixar nosso dia mais bonito. Muitas vezes, não vemos a beleza das coisas e nos concentramos muito mais naquilo que nos incomoda ou que nos falta. Diariamente, temos mil motivos para nos sentirmos gratos. Você pode se concentrar sempre no lado ruim das coisas ou pode enfrentar a vida com um sorriso no rosto. 

Fonte:

Shareably

Comentários

Também incrível