Adolescente mais obesa do mundo perde 90 kg em 9 meses.

Dayana Camacho, uma adolescente mexicana de quase 15 anos, chegou a pesar 195 kg. Proveniente da cidade de Sinaloa, a menina não cuidava da sua alimentação e era totalmente sedentária. Pouco a pouco, ela começou a engordar, até que chegou a bater um recorde que ninguém gostaria de ter: ser a adolescente mais obesa do mundo. 

YouTube/Univision Noticias

O consumo excessivo de junk food, açúcares, e a falta de exercício estavam prejudicando perigosamente a saúde de Dayana. Tudo chegou ao limite quando seu peso era tanto que ela deixava de respirar em alguns momentos enquanto dormia, algo conhecido como apneia do sono. Ramona Carrillo, sua mãe, tinha que mexê-la constantemente para certificar-se que tudo estava bem. Mas o estado grave de sua filha era evidente, já que ela sofria para caminhar e fazer coisas que qualquer adolescente conseguiria normalmente.

Então, ela decidiu fazer algo muito corajoso: ela ligou para um programa de rádio e pediu ajuda para Dayana. Foi assim que começou a transformação impressionante que mudaria totalmente a sua vida. 

Ao ser atendida por especialistas, Dayala abandonou todos os seus hábitos ruins: começou a comer saudavelmente e fazer exercício. Mas, devido à gravidade de seu caso, também foi necessário fazer um by-pass gástrico, no qual reduziram seu estômago a 50 centímetros cúbicos. A operação tinha como objetivo reduzir a quantidade de comida que Dayana podia ingerir e, ao mesmo tempo, saciá-la facilmente, eliminando assim a ansiedade. 

Durante meses, Dayana lutou contra a tentação de voltar a tomar refrigerante ou comer junk food, mas, graças ao apoio psicológico e à sua operação, ela foi capaz de se manter forte e sem recaídas. E 9 meses depois, ela já tinha perdido 90 kg! Esse número impressionante só foi possível graças ao esforço e dedicação incríveis. 

Porém, o processo ainda está longe de terminar. A meta final é que ela chegue a pesar 70 kg, um verdadeiro desafio, mas que Dayana está disposta a enfrentar. "Agora, ela já é uma adolescente que pode caminhar, até correr, e vai se reintegrar na escola. Já não sofre tanto bullying, estando mais próxima de seus colegas, amigos e família", disse o médico que está ajudando a jovem com sua transformação. 

Dayana diz se sentir mais leve, linda e, além disso, pode usar sua peça de roupa favorita: vestidos. O caminho a percorrer será um pouco mais difícil agora, pois os últimos quilos são sempre os que custam mais, mas todos acreditam que os resultados obtidos a manterão motivada. Segundo suas próprias palavras, ela sente que nasceu novamente. 

A obesidade infantil e adolescente é um problema grave que tem tido um aumento em muitos países do mundo, principalmente no México. Casos como o de Dayana não são tão raros e são causados por péssima alimentação e sedentarismo extremo. Sua história serve para vermos que podemos mudar nosso comportamento para ter uma vida mais saudável e com menos riscos. Desejamos a ela toda a energia para atingir seu objetivo!

Você pode ver um vídeo sobre a sua história aqui (em espanhol): 

Comentários

Também incrível