Câmeras escondidas capturam imagens incríveis de Chernobyl.

Sergey Gashchak é um especialista bem conhecido na área de radioecologia. Ele passou vários anos pesquisando a área ao redor do reator nuclear de Chernobyl que teve um colapso em 1986, e se tornou um especialista na flora e fauna da região.  

Youtube/Habiq Tube

Para aprender mais sobre como a vida selvagem se desenvolveu desde que a área foi evacuada após o desastre, Sergey instalou várias câmeras escondidas. Ele estava tão encantado com as imagens que capturou que não apenas contatou seus colegas da comunidade científica, como também informou o governo ucraniano, e mais tarde postou as fotos na internet para que todo o mundo pudesse ver. 

Youtube/Habiq Tube

Depois do desastre nuclear de 31 anos atrás, a região ao redor do reator foi abandonada. Mas, pouco a pouco, a natureza começou a retornar. 

Youtube/Habiq Tube

As fotos de Sergey capturaram a fauna que agora considera a região o seu novo lar. 

Youtube/Habiq Tube

Sem humanos por perto, uma grande variedade de animais prosperou na área. Até mesmo algumas espécies ameaçadas de extinção encontraram refúgio ali. 

Youtube/Habiq Tube

Uma das espécies ameaçadas é a cegonha preta. Elas são raramente vistas em qualquer outro lugar do mundo, mas parecem estar sobrevivendo perto de Chernobyl. Aqui você pode ver uma construindo um ninho: 

Youtube/Habiq Tube

Elas também gostam de aproveitar o sol quando o tempo está bom. 

Youtube/Habiq Tube

Esta águia mais discreta também parece estar gostando do sol. 

Youtube/Habiq Tube

E aqui está um lince vermelho com uma de suas crias. 

Youtube/Habiq Tube

Os pesquisadores não esperavam ver este animal. Há mais de 100 anos que não se via um urso nesta região, mas parece que eles estão de volta! 

Youtube/Habiq Tube

Outra espécie ameaçada, o cavalo Przewalski, também está se dando bem nesta zona livre de humanos. 

Youtube/Habiq Tube

Dia e noite, os animais parecem estar curtindo seu novo habitat. 

Youtube/Habiq Tube

Mas a natureza tem o seu lado cruel, e predadores precisam comer...

Youtube/Habiq Tube

Este alce encontrou a câmera escondida e aproveitou seus 15 minutos de fama. 

Youtube/Habiq Tube

De acordo com especialistas, a região ainda não é habitável para humanos ou animais. Mas a natureza parecem tem uma opinião diferente. 

Youtube/Habiq Tube

Sergey e seus apoiadores querem usar essas fotos para conscientizar sobre a recuperação natural e maravilhosa que a área vem experimentando. Infelizmente, há pessoas que entram ilegalmente na região para caçar ou jogar fora lixo industrial.

Youtube/Habiq Tube

Ativistas ambientais estão fazendo uma campanha para convencer o governo a transformar a região em um parque nacional.

Você pode ver mais fotos das câmeras escondidas de Sergey neste vídeo (em russo): 

Considerando o que os humanos fizeram com esse lugar, seria uma pena se tivéssemos a chance de destruí-lo novamente. Só podemos esperar que o governo escute Sergey e os outros ativistas e faça algo para proteger as plantas e animais que conseguiram recuperar essa bela região selvagem. 

Comentários

Também incrível