Criança que sofre de doença rara não consegue parar de engordar.

Já imaginou ter uma vida completamente saudável e ainda assim continuar engordando? Esse é o pesadelo que Jake Vella, um menino de 8 anos de Malta, vive. Em 2015, quando tinha apenas 6 anos, seu corpo passou por uma transformação chocante: em apenas seis meses, ele ganhou 9 kg, apesar de manter uma dieta normal. O que estava acontecendo? 

Seus pais tentaram de tudo: certificaram-se de que Jake tivesse uma dieta saudável e fizesse muitos exercícios. Mas, ao invés de perder peso, ele continuava a engordar cada vez mais. Até que Marouska, a mãe dele, leu uma história na internet sobre uma menina com um problema similar. Ela tinha uma doença hormonal estranha chamada ROHHAD, e os sintomas batiam perfeitamente com o que Jake tinha. Pouco tempo depois, os médicos confirmaram o diagnóstico.

Obesidade de instalação rápida, disfunção hipotalâmica, hipoventilação e desregulação autonómica (ROHHAD, na sigla em inglês) é uma condição rara, com apenas 100 casos diagnosticados até hoje. Atualmente, só 75 pessoas sofrem disso. Ela afeta parte do sistema nervoso responsável por controlar o sistema endócrino e ações involuntárias, e causa o ganho incontrolável de peso e a incapacidade de controlar a temperatura do corpo. A pessoa também tende a ter uma frequência cardíaca muito baixa e dificuldades para respirar. 

Infelizmente, é uma doença que ainda não tem cura e tem se mostrado fatal. Não há indivíduos diagnosticados que sobreviveram além da segunda década de vida. Além disso, ela causa o desenvolvimento de tumores no corpo, e Jake já teve um em suas costas. O diagnóstico foi um grande choque para a família, mas eles estavam determinados a fazer o que fosse preciso para manter Jake vivo.

E o que Jake vem fazendo? Praticando triatlos, claro! Isso mesmo: Jake treina duro, três vezes por semana, e mantém uma dieta estrita e saudável. "Triatlos ajudam Jake a se manter em forma e ativo. É bom para sua saúde e também lhe dá a chance de socializar com outras crianças. Ele leva uma vida normal, vai à escola, toca bateria, mas tem que ter muito cuidado para não adoecer. Nós temos medo de que um simples resfriado possa levar a outras complicações", explicou a mãe. 

Jake é definitivamente um rapazinho bem durão, e seu treinador resume assim: "Ele é extremamente otimista, motivado e o mais dedicado. Ele nunca perde um treino sem uma razão válida e está constantemente animado para treinar. Jake é muito amável e rouba o coração de todos que o conhecem. É devastador ver pelo que ele tem que passar."

Recentemente, um vídeo da história de Jake viralizou e o levou a conhecer seus ídolos, os irmãos Brownlee. Esses famosos triatletas britânicos viram a campanha e lhe enviaram uma camisa que usaram durante uma competição. Mais tarde, eles ainda tiraram um tempo para conversar com ele!

Como a doença de Jake não permite que ele viaje, o encontro foi feito pelo Skype. Mas foi o bom o bastante para Jake, que estava em êxtase. Ele pôde falar com seus ídolos e lhes perguntar todos os tipos de perguntas sobre triatlo. 

São as pequenas coisas como essa que facilitam um pouco a vida de Jake. Um dia normal para ele é um grande desafio, mas, graças à sua família, ele tem uma vida completa, apesar de sua doença. Jake está determinado a sobreviver e, enquanto suas pernas o carregarem, ele continuará correndo pela sua vida! 

Comentários

Também incrível