Leoa amamenta um filhote, porém não é exatamente o seu. Cena rara!

A ONG de conservação de grandes felinos Panthera recebeu fotos tiradas na Tanzânia por um turista durante uma visita à reserva ambiental Ngorongoro.

Na imagem, um ato impressionante: uma leoa de 5 anos amamenta um filhote de leopardo de 3 semanas.

O mais incrível desta história é que, apesar de haver casos de adoção entre felinos, eles são raríssimos entre espécies diferentes e muito mais raros são os casos entre felinos selvagens.

O presidente da ONG, Luke Hunter, comentou o caso: “não conheço nenhum outro caso de adoção ou amamentação inter-espécies na vida selvagem. Sabe-se que essa leoa deu à luz seus próprios filhotes, o que é um fator importante. Ela está fisiologicamente programada para cuidar de filhotes e este pequeno leopardo se encaixa neste quadro - ele tem quase a mesma idade de seus filhotes e é fisicamente similar a eles.”

“Ela não estaria amamentando se não estivesse completamente tomada por um instinto maternal, algo comum nas leoas. Mesmo assim, nunca houve um caso destes e a razão para ter acontecido agora é um mistério. Ela pode ter perdido seus filhotes e achou este leopardo quando ela estava vulnerável”, continuou Hunter.

Infelizmente, o futuro desta família tão única é bastante incerto. Segundo Hunter, é improvável que seu grupo aceite o pequeno intruso. “Leões sabem reconhecer seus filhotes; se o grupo encontrar o leopardo, eles provavelmente o matarão.”

Mesmo assim, se o filhote sobreviver, não deverá fugir de sua natureza de Leopardo, ou seja, um caçador solitário, mesmo tendo sido exposto à vida em sociedade dos leões.

A leoa é atualmente monitorada por uma ONG local, a KopeLion. Torcemos para que mãe leoa e filhote leopardo consigam superar as dificuldades!

Comentários

Também incrível