Esta piscina proíbe mulheres de nadarem menstruadas.

A blogueira Sophie Tabatadze de Tbilisi, na Georgia, foi à academia Vake Swimming Pool and Fitness Club pela segunda vez após virar membro e notou uma placa que a deixou furiosa.

Isso é, literalmente, o que está escrito na placa: "Queridas Moças! Não entrem menstruadas na piscina."

Facebook/Sophie Tabatadze

Desnecessário dizer que a jovem se sentiu ofendida e reagiu rápido com um post no Facebook que, desde então, se tornou viral:

"Você se dá conta de como isso é ofensivo? E, a propósito, já que de acordo com as suas regras nós não temos permissão para usar a piscina por 5-6 dias a cada mês, nós temos um preço diferencial comparado ao dos homens?", ela escreveu.

Twitter/@zosia007

Outras questões também foram levantadas, como: os bebês, que fazem cocô a qualquer hora, também estão na lista negra? E os idosos ou particularmente os homens mais novos, incapazes de conter todos os tipos de necessidades? De qualquer forma, este tema vasto está aberto ao debate.

Para ser simples e sucinto, Sophie denunciou a política de gestão da piscina (conscientemente ou não) como sexista e misógina.

A resposta da academia para o incidente: "A nossa declaração não é machista e tem um objetivo preventivo.

Já aconteceu várias vezes no passado de absorventes boiarem na piscina, levando a um alto custo adicional ao trocar a água contaminada."

Facebook/Vake Swimming Pool And Fitness Club

Na verdade, por uma questão puramente higiênica, os riscos são irrisórios. Sangue na água da piscina é "improvável de espalhar doenças", asseguram os Centros Para Prevenção e Controle de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention).

Agora Sophie está fazendo campanha para que a placa seja retirada. "O meu objetivo não é envergonhá-los apenas por envergonhar.", ela disse. "A misoginia em geral está tão disseminada nesta cultura, que, às vezes, empresas/pessoas cometem erros inconscientemente. A prova real é como elas respondem quando são expostas."

Então, moças, peguem os absorventes ou os coletores menstruais (que supostamente são mais ecologicamente corretos e menos tóxicos) e vão nadar se estiverem com vontade!

Comentários

Também incrível