Usuários do Twitter salvam pescador desavisado de comer peixe mortal.

O usuário do Twitter "Narathiga"(@narathiga), do Japão, foi pescar e acabou realizando uma grande captura. Considerando que ele não é um pescador experiente, ele ficou bem orgulhoso de si mesmo e imediatamente tirou uma foto. Animado, ele declarou no Twitter que faria “Kimo-jyoju” (um molho de fígado e shoyu) e se deliciaria com o peixe no jantar. 

"Eu peguei um enorme peixe!!! Vou fazer um Kimo-iyoju e comer!!!" escreveu Narathiga, entusiasmado. 

No entanto, imediatamente após essa publicação, ele recebeu uma enxurrada de avisos de pessoas que viram o peixe e sabiam que a vida do pescador estava em grande perigo! Afinal, o que poderia ter de errado nesse peixe? 

 

"Não coma isso!"

"Veneno! Ele tem veneno! Não coma!"

"Mortal!"

Acontece que o peixe, pertencente à família dos Monacanthidae, não era o tipo comumente consumido no Japão. Esse em particular era um Aluterus scriptus, ou "Cangulo-pavão", um espécime altamente venenoso. O Cangulo-pavão geralmente vive em águas tropicais por todo o mundo, mas, com o passar dos anos, seu habitat tem mudado em direção ao norte por causa do aquecimento global.

O problema é uma substância chamada "palytoxina", encontrada nos órgãos internos do peixe. É um veneno mortal, tóxico para todos os animais e supostamente 70 vezes mais forte do que o veneno encontrado no tetraodontídeo, o popular baiacu ou peixe-balão.

Sintomas do envenenamento incluem vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos), dores musculares, paralisia, convulsões, contração dos músculos cardíacos, dificuldade de respiração e, dependendo da gravidade do envenenamento, arritmia cardíaca, choque e falência renal levando à morte. O início dos sintomas é rápido e são rapidamente seguidos de morte: em apenas meio dia, nos piores casos. Mesmo quando o envenenamento é moderado, pode se levar semanas para uma recuperação total.

Outros peixes que têm a palytoxina são o peixe-cofre e o Scarus ovifrons. 

Pescadores veteranos sabem disso, mas muitos iniciantes não, e eles podem muito bem querer cozinhar um "Kimo-jyoyu" na hora! 

Flickr/keiya

Depois de o avisarem, os seguidores de Narithiga esperaram ansiosamente por alguma resposta. Várias horas se passaram em silêncio, e eles começaram a esperar o pior: que ele não tivesse recebido as mensagens a tempo e tivesse morrido envenenado. Mas quando esse tweet foi postado, eles finalmente conseguiram respirar aliviados:

"Eu li as mensagens e soltei o peixe de volta ao oceano.

Nós não o tínhamos matado, então ele nadou para longe.

Eu estava fora de alcance e minha bateria morreu. Me perdoem pela resposta tardia. 

Desculpe se causei algum pânico"

Muitos ficaram aliviados ao ouvir que os alertas tinham chegado a tempo de salvá-lo. O que teria acontecido se ele não tivesse postado a foto na internet? Em uma época em que muitos questionam a importância das redes sociais, essa história mostra a utilidade que elas podem ter. Para Narathiga, foi a sua salvação! 

Comentários

Também incrível