Redes sociais: isso é o que acontece com suas contas após a morte

Ninguém gosta de pensar na própria morte, mas não há como contorná-la. Embora a maioria das pessoas tenha pelo menos uma vaga ideia do que acontecerá com seu dinheiro e sua casa depois que morrerem, as coisas geralmente são diferentes quando se trata de contas nas redes sociais.

Existem estatísticas que mostram que um usuário do Facebook morre a cada dois minutos. Na grande maioria dos casos, cabe aos familiares cuidar do patrimônio, inclusive o digital. Como pouquíssimas pessoas deixam a seus familiares os dados de acesso de suas contas, é bom saber como os diversos portais lidam de forma diferente com a morte de um usuário.

Como as redes sociais descobrem a morte de um usuário?

Sem a ajuda de parentes, as redes sociais geralmente não descobrem quando um usuário morreu. Portanto, é bem possível que, após a morte, lembretes de aniversário e fotos continuem a ser compartilhados automaticamente, ou amigos de Facebook continuem parabenizando a pessoa, pois ainda não souberam de sua morte. O ideal é que pelo menos alguém de sua confiança tenha acesso às suas contas.

Sadness

Facebook

O Facebook oferece a opção de não apenas excluir a conta do falecido, mas também definir o perfil para o chamado status de memorial. Além disso, disponibiliza um formulário e mais informações na área de ajuda para este fim. Tanto para a exclusão da conta quanto para a homenagem póstuma no perfil, a rede social exige cópia da certidão de óbito. Os dados de acesso logicamente não serão divulgados. Todas as informações podem ser encontradas na página de informações do Facebook.

Instagram

Como o Instagram pertence ao Facebook, essa plataforma lida com a morte de um usuário de maneira semelhante. No entanto, mesmo pessoas que não sejam parentes podem informar a plataforma sobre o falecimento. Embora a prova seja necessária, ela pode ser um link para um obituário ou um artigo de notícias. Assim como o Facebook, quando o Instagram recebe a notícia da morte, a conta pode ser transformada em memorial ou excluída. No entanto, a exclusão só pode ser realizada por parentes com documentos oficiais, como certidões de óbito e nascimento ou certidões de herança. Enquanto o Facebook deixa claro que a conta foi transformada em memorial, no Instagram, tirando um aviso na biografia do usuário, nada muda: nenhuma postagem ou comentário será excluído. Você encontra mais informações aqui.

Twitter

Com o Twitter, a única opção é excluir completamente a conta após a morte. Para fazer a solicitção, parentes ou uma pessoa autorizada precisarão de uma cópia da certidão de óbito e da carteira de identidade do falecido. Após a verificação, a conta será desativada. Para obter mais informações, visite a página Sobre do Twitter.

YouTube

O perfil do YouTube é gerenciado por sua própria conta do Google e, portanto, também deve ser desativado por lá. As configurações de atividade da conta podem ser usadas para determinar quem tem acesso a ela após a morte, ou se o perfil deve ser excluído. Após um período de inatividade que você especificar, a pessoa de confiança de sua escolha será contatada. O que você escreve nesta mensagem é com você. Você pode descobrir mais detalhes nesta página de informações do Google.

Snapchat

Em caso de morte, o Snapchat oferece apenas a exclusão do perfil do usuário. Para fazer isso, a plataforma de precisa de uma cópia da certidão de óbito. Se você quiser que uma pessoa de sua confiança tenha acesso à conta, você deve fornecer as informações de login antes de morrer.

TikTok

A rede ainda relativamente nova "TikTok" não tem regulamentos explícitos se um usuário morrer. Os parentes precisam dos dados de acesso do usuário para excluir o perfil.

TikTok

Pinterest

As contas dos usuários do Pinterest serão excluídas mediante o envio de uma certidão de óbito. Mas o Pinterest também não fornece dados de login a terceiros nem faz com que essas informações sejam recuperadas da conta do falecido - independentemente do relacionamento entre as partes.

Whatsapp

Mesmo com o WhatsApp, há apenas a opção de excluir uma conta. Uma vez excluída, a pessoa será removida de todos os grupos e a conta não poderá mais ser acessada. As contas do WhatsApp geralmente são excluídas automaticamente após 120 dias de inatividade. Se não houver novo registo neste serviço de mensagens dentro deste período, todos os dados do falecido serão irrevogavelmente perdidos. Aqui você pode encontrar informações sobre como excluir contas inativas.

Contas de e-mail

Para excluir as contas de e-mail da pessoa falecida, os dependentes geralmente precisam de uma certidão de herança e, se necessário, também da certidão de óbito. Por ser regulamentado de forma diferente de provedor para provedor, os familiares devem entrar em contato com o provedor de e-mail específico para esclarecer quais documentos são necessários. Isso dá a eles acesso à conta e eles mesmos podem excluí-la.

Google

O Google tratou mais intensamente o tema e oferece a possibilidade de legar todos os dados importantes de acesso aos familiares. No chamado gerenciador de inatividade da conta, você pode determinar o que acontece com sua conta se você estiver inativo por um longo tempo. Você pode optar por deixar uma mensagem e fornecer as informações da sua conta ou fazer com que o Google exclua sua conta após um período especificado.

google

Como o legado digital está se tornando cada vez mais importante, você já deve fazer previsões durante sua vida. Muitas vezes, nem mesmo os parentes mais próximos podem acessar o perfil do falecido e podem apenas fazer com que ele seja desativado. Portanto, é importante armazenar os dados de acesso de suas próprias contas em um local seguro ou passá-los a uma pessoa de sua confiança. 

Fontes: desired, rp-online

Imagens de capa: ©pinterest/usnews ©flickr/cybrgrl

Comentários

Também incrível