Nesse restaurante japonês, todos os funcionários têm demência.

Sempre que nos sentamos para uma refeição em um restaurante, esperamos ter nossos pedidos atendidos, certo? Mas no The Restaurant of Mistaken Orders (O Restaurante dos Pedidos Errados, em inglês), no Japão, isso não é garantido. Esse restaurante especial foi aberto em Tóquio em junho de 2017 por apenas dois dias, e a ideia por trás disso foi fazer as pessoas entenderem que não há problema em cometer erros. Agora, você deve estar se perguntando que tipo de restaurante é esse.

Um dos organizadores, Shiro Oguni, explica que "todos os funcionários pegando os pedidos e servindo as mesas neste restaurante têm demência." Por causa da doença, eles já não podem viver de maneira independente e todos residem em uma casa administrada por Yukio Wada na cidade. Tudo começou quando Shiro se perguntou: por que nós sempre temos que buscar a perfeição? Se pudéssemos aceitar o fato de que todos cometemos erros, independentemente de termos algo como demência, a sociedade seria mais tolerante.

Então, a ideia para esse experimento social nasceu. Com o aval dos residentes, Shiro reuniu um grupo de voluntários e pediu a chefs profissionais que participassem. Claro, foi dada uma atenção especial à higiene e todos os "garçons" receberam aventais novos e bem passados para usar. A princípio eles estavam um pouco nervosos, mas logo as portas foram abertas e era hora de começar.

YouTube/ Readyfor PJ 動画

De acordo com Shiro, em comparação com os padrões dos outros restaurantes, o serviço foi "francamente catastrófico: eles esqueceram de arrumar as mesas, serviram copos de água duas vezes, café quente com canudo... e, bom, é exatamente disso que o The Restaurant of  Mistaken Orders se trata. "Ao invés de receberem uma enxurrada de reclamações, no entanto, os garçons foram espontaneamente encorajados pelos clientes e tudo ficou bem.

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Yasuko Mikawa, uma das participantes, era professora de piano até desenvolver demência há quatro anos. Quando o serviço chegou ao fim, ela começou a tocar Ave Maria em um instrumento colocado no restaurante. O marido dela, Kazuo, a acompanhou no violoncelo, ajudando-a a recomeçar sempre que ela parava ou cometia um erro. Yasuko diz que, apesar de sua doença, ela ainda ama tocar piano e não quer desistir disso. Foi um lindo momento que mostrou o quão doloroso deve ser para os pacientes de demência aceitarem o fato de que já não são capazes de fazer o que amavam ou faziam sem dificuldade.

YouTube/ Readyfor PJ 動画

Depois que as portas foram fechadas, constatou-se que, apesar de 60% dos pedidos terem saído de maneira errada, mais de 90% do clientes disseram que voltariam ao restaurante. A notícia se espalhou nas redes sociais e os organizadores receberam um número impressionante de pedidos de oficiais de governos locais e pessoas que desejam tentar algo semelhante.

O vídeo abaixo mostra o que aconteceu nesses dois dias (em japonês):

Até 2012, o Brasil era o 9º país com mais casos de demência no mundo, e no Japão a situação é semelhante: um em 15 japoneses sofrem de algum tipo de deficiência mental ou cognitiva e o número de pacientes com demência já é de mais de 4 milhões de pessoas. Para Yukio Wada, essa iniciativa envolvendo esses pacientes serve para mostrar que "um a cada 15 de nós têm demência, o próximo pode ser eu. Nossa sociedade seria muito mais tolerante com todos se nós entendêssemos que não há problema em cometer erros."

YouTube/Readyfor PJ 動画

Os organizadores desse restaurante único já estão planejando outro evento para o final deste mês. Eles atraíram muita atenção nas redes sociais japonesas e estão recebendo muito apoio para seus programas de conscientização.

Vindo de um dos países com a maior população de idosos do planeta, esse experimento social realmente leva a mensagem de que todos merecemos viver com dignidade, mas isso só será alcançado uma vez que fizermos do mundo um lugar mais tolerante para todos. 

Fonte:

https://forbesjapan.com/articles/detail/16640/1/1/1

https://readyfor.jp/projects/ORDERMISTAKES/announcements/61406

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