Morte por uma foto: A verdade perigosa sobre as selfies perigosas.

Aviso: Este artigo contém imagens que alguns leitores podem achar perturbadoras. 

Na primeira semana de abril de 2017, uma mãe solteira de Ljuberzy, uma grande cidade perto de Moscou, enfrentou o pesadelo de qualquer mãe. Quando estava no trabalho, ela recebeu uma ligação do hospital local: sua filha de 12 anos, que deveria estar em casa, tinha sido levada ao hospital com ferimentos graves. A menina teve uma concussão e machucou a coluna. 

No hospital, sua mãe descobriu o que tinha acontecido. Sua filha tinha tentado tirar uma selfie descolada, mas acabou caindo da janela do terceiro andar. Ela não pretendia se machucar, só queria se inclinar para fora por um momento. Infelizmente, ela se inclinou muito e perdeu o equilíbrio...

Ela sobreviveu, mas outros não tiveram tanta sorte. É difícil saber o quanto o fenômeno das "killfie" (selfies que a pessoa arrisca a própria vida para tirar) se espalhou, mas um estudo publicado em novembro do ano passado por Carnegie Mellon concluiu que pelo menos 127 pessoas morreram tentando tirar uma selfie desde março de 2014.

 

Ein Beitrag geteilt von Roof Top (@rooftopofficial) am

No entanto, esse número é provavelmente subestimado. Se incluísse acidentes não-fatais relacionados a selfies, ele certamente seria maior. Claro que, considerando o tanto de fotos espetaculares que aparecem no Instagram e no Facebook, o número de tentativas que falharam deve ser bem maior.

É possível ver alguns deles em noticiários, como esta foto de um corpo sem vida de um jovem: 

Youtube/Электрики всех стран объединяйтесь

A polícia explicou que ele foi eletrocutado enquanto escalava uma torre de transmissão. O motivo dessa tragédia? Como você deve imaginar ao ver suas redes sociais, ele queria tirar uma selfie do ponto mais alto da torre. 

Não se pode descartar que ele tenha sido motivado por selfies famosas no Instagram. Os "escaladores" mais famosos (aqueles que escalam edifícios sem segurança para tirar selfies perigosas) têm centenas de milhares de seguidores. Muitas pessoas os chamam de loucos, mas suas fotos ganham várias "curtidas" de todo jeito. 

 

#roof #roofing #roofer #moscowcity #moscow #руф #руфер #руфинг #крышер #крыша

Ein Beitrag geteilt von Misha Shikhov (@misha_crazy_life) am

Poucas pessoas veem o outro lado da história. Claro que as pessoas sabem que esse é um hobby perigoso, mas os fãs são cada vez mais jovens - e menos cuidadosos.

Este menino e seus amigos subiram em uma ponte ferroviária para tirar fotos lá de cima. 

Youtube/С миру по факту

Porém, quando a "estrela" da foto perdeu o equilíbrio, ele tentou se agarrar a um cabo, mas acabou caindo. Ele não sobreviveu. 

Youtube/С миру по факту

Para os escaladores, não é só pelas curtidas e pelos seguidores. Os mais corajosos entre eles ganham fama nacional e até internacional. Um deles é a russa Angela Nikolau, cujas fotos perigosas se tornaram conhecidas em todo o mundo. 

Suas fotos ganham milhares de curtidas. As fotos de acidentes são normalmente deletadas imediatamente, ainda que mostrem a realidade desse hobby de forma mais precisa.

Este vídeo está em russo, mas você ainda pode ver algumas cenas perturbadoras e explícitas que mostram esses perigos:

O difícil é mostrar às crianças, como a menina de 12 anos do início da história, o quão rápido isso pode acontecer: quando você se arrisca assim, basta um milissegundo de desatenção para destruir uma vida.

Pare um minuto e lembre seus amigos e família que nenhuma foto vale uma vida! 

Fonte:

riamo.ruYoutube

Comentários

Também incrível