Em zoológico, ursos polares têm que se refrescar com blocos de gelo.

Em seu habitat natural, os ursos polares vivem em temperaturas bem abaixo de 0 ºC. Protegidos por camadas de pelos e gorduras, eles são perfeitamente equipados para as águas congelantes do Oceano Ártico e podem confortavelmente caminhar pela neve.  

Já para os ursos polares que são forçados a viver em um zoológico, a história é bem diferente. Especialmente no verão, os animais são frequentemente expostos a temperaturas com as quais seus corpos não conseguem lidar. 

O zoológico de Budapeste, na Hungria, está atualmente passando por um verão com temperaturas chegando a 43 ºC - absolutamente intolerável para os ursos polares que vivem lá. Agora, os funcionários do zoológico estão tendo que colocar enormes blocos de gelo para ajudar os animais a sofrerem menos.

O fotógrafo Miguel Morenatti tirou uma foto de um urso se esfregando em um desses blocos de gelo durante o calor intenso. Ele descreveu as condições como "brutais" e chamou o zoológico de "inferno". 

Felizmente, os blocos de gelo parecem estar dando algum alívio aos ursos. Assista ao vídeo a seguir para ver como os ursos estão lidando com a situação no zoológico (em húngaro): 

Os diretores do zoológico mostram pelo menos alguma preocupação e parecem estar fazendo o que podem para ajudar os ursos a se refrescar. Se manter animais em cativeiro e longe de seus habitats naturais é algo defensável ou não, já é uma outra história. 

Fonte:

Antena3

Comentários

Também incrível