Cientistas geram carneiro em útero artificial com sucesso.

Pesquisadores no Children's Hospital of Philadelphia (Hospital Infantil da Filadélfia), nos Estados Unidos, alcançaram um feito científico: eles criaram um útero artificial e o utilizaram para gestar um carneiro desde os primeiros estágios da gravidez até ele ter se desenvolvido completamente depois de algumas semanas. A mamãe ovelha não estava por perto quando esse carneirinho "nasceu". Essa é uma nova forma de tecnologia na área da medicina que logo poderá ser usada para ajudar a manter bebês humanos prematuros vivos.

Os médicos e pesquisadores recriaram um útero usando uma bolsa plástica selada e esterilizada, cheia de uma solução eletrolítica. O coração do carneiro bombeava sangue através do cordão umbilical artificial para dentro de um dispositivo de troca de gás, onde era enriquecido com oxigênio. 

Depois de 105-120 dias de gestação (cerca de 23 semanas numa gravidez humana) os fetos de carneiro eram colocados no útero artificial. Quatro semanas depois, os pulmões e o cérebro dos animais de teste estavam completamente formados; eles podiam abrir os olhos, engolir, se movimentar, e a primeira camada de lã em seus corpos até já tinha crescido.

O útero artificial poderia melhorar drasticamente as chances de sobrevivência para bebês humanos nascidos antes da 15ª semana de gravidez. "Essas crianças têm uma necessidade urgente de uma ponte entre o útero da mãe e o mundo exterior. Se nós pudermos desenvolver um sistema de suporta extra-uterino e maturação de órgão por apenas algumas semanas, nós podemos melhorar dramaticamente os resultados para bebês extremamente prematuros", explicou o pesquisador Alan Flake.

Você pode descobrir mais sobre esse incrível experimento neste vídeo (em inglês): 

Os cientistas esperam ter novas tecnologias adaptadas para uso humano dentro de 3 a 5 anos. Quando eles tiverem sucesso nisso, uma nova era será introduzida, onde os bebês prematuros ganharão semanas importantes necessárias como base do desenvolvimento de sua saúde. 

Comentários

Também incrível