Técnica invadora protege vacas, leões e agricultores.

Cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, estão testando uma nova técnica para evitar que os leões sejam mortos pelos agricultores africanos, mais precisamente em Botswana. O experimento consiste na pintura de dois olhos nos bumbuns das vacas.

E se isso, à primeira vista, pode até parecer cômico, na verdade parece ser muito eficaz. Os investigadores trabalharam com um agricultor de Botswana num terreno localizado em uma área cercada por duas reservas naturais e, por isso, exposta a riscos de predação do gado. Eles pintaram os olhos na parte de trás de 23 vacas de um rebanho de 62. Em três meses, houve três ataques de leões e três vacas foram mortas. Nenhuma das que tinham olhos no bumbum foram atacadas.

A técnica baseia-se no fato de que os leões tendem a não atacar o gado quando estão sendo observados. E  se o gado não for atacado tão frequentemente, os agricultores deixam de achar que os leões devem ser abatidos por serem um inimigo.

Em seguida, veja o vídeo (em inglês) onde Neil Jordan, doutorando em Ciências Ambientais e Biológicas que tem trabalhado neste experimento, explica mais alguns pormenores sobre a técnica e seus resultados:

Estima-se que existam entre 23.000 e 39.000 leões africanos no mundo, uma espécie listada como vulnerável na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN (sigla inglesa para União Internacional para Conservação da Natureza). E por isso mesmo o sucesso desta experiência é muito importante! Esperamos que esta medida evite a morte dos leões, do gado, e que traga alguma paz para os agricultores africanos.

Comentários

Também incrível