Adolescente com doença genética estranha passa por cirurgia plástica.

Zara Hartshorn é uma inglesa que vive com uma doença genética estranha. Ela a herdou de sua mãe, que também sofre do mesmo problema, assim como dois de seus sete irmãos. O principal sintoma é fácil de enxergar: sua pele é tão flácida e enrugada, que muitas vezes ela é confundida com uma idosa. Mas... quantos anos você acha que ela tem? Ainda que seja difícil de acreditar, ela só tem 18! 

YouTube/Barcroft TV

Nada tem sido fácil para essa família do Reino Unido. Até pouco tempo atrás, eles desconheciam completamente a doença que os afetava, por isso simplesmente iam ao médico sempre que algum problema grave de saúde aparecia. Além disso, Zara e seus irmãos sofrem bullying desde pequenos. Os meninos de sua idade, por exemplo, a chamam de "avó" ou "macaco", por causa do aspecto emaciado de seu rosto e de seus dentes podres. 

Foi exatamente o bullying na escola que foi criando uma ideia cada vez mais forte na cabeça da jovem: fazer uma cirurgia plástica. Sem isso, ela sentia que não seria capaz de enfrentar a vida, trabalhar ou ir para a universidade. No entanto, como se tratava de uma operação estética, o estado inglês disse que não poderia cobrir os custos. Porém, um centro médico dos EUA ficou sabendo de sua história e decidiu ajudá-la - gratuitamente!  

YouTube/Barcroft TV

Mas a viagem aos EUA também tinha outro objetivo: averiguar que tipo de doença eles tinham e as verdadeiras consequências para o corpo. Eles estavam com medo, mas precisavam saber a verdade. 

Os resultados dos exames trouxeram más notícias. O nome da doença é Cutis Laxa, uma mutação genética raríssima. A pele flácida é um dos menores problemas que a doença pode desencadear. Os mais perigosos são os problemas respiratórios e cardíacos. Zara e sua família poderiam morrer a qualquer momento, acabar usando um tanque de oxigênio para respirar ou precisar de cadeira de rodas. 

YouTube/Barcroft TV

Apesar do terrível diagnóstico, Zara continuava pensando que o mais importante era fazer a cirurgia plástica (um lifting facial) para parecer mais jovem. Após se submeter ao procedimento, todos estavam ansiosos para ver seu novo rosto. Eles não só esticaram a pele, como também arrumaram seu nariz.  

YouTube/Barcroft TV

Antes de se olhar no espelho, Zara teve que passar alguns dias com várias bandagens na cabeça e com muita dor. Seu rosto revela o sofrimento pelo qual teve que passar, mas ela não se importava, desde que o resultado fosse impressionante. Então, chegou o dia de tirar as bandagens. Quando o médico retirou a última, que estava em seu nariz, ela não conseguia acreditar. Ela parecia outra: tinha rejuvenescido mais de 20 anos! A adolescente não conseguia parar de sorrir e se olhar no espelho, emocionada.   

YouTube/Barcroft TV

Agora, Zara se sente, pela primeira vez, mais feliz com seu próprio rosto. Isso lhe deu a confiança necessária para pensar em como enfrentar o desafio mais difícil: viver com uma doença que pode acabar com sua saúde e provocar sua morte. No entanto, graças ao novo conhecimento sobre a doença, a família já está ciente dos exames que precisa fazer e das precauções que deve tomar. Esperamos que Zara encontre a força para viver a vida mais normal possível e que possa ser feliz por muito anos, sem complicações ou bullying. 

Comentários

Também incrível